Saturday, September 30, 2017

O MAIOR ERRO PRA QUEM USA WHATSAPP PARA VENDER

O número de pessoas que usam o whatsapp para realizar suas vendas é crescente, e várias pessoas têm se questionado se enviar informações ou qualquer tipo de mensagem para uma lista de transmissão é interessante para alavancar suas vendas. Sem dúvidas que sim, mas de maneira correta!

Existe uma diferença entre fazer Marketing e fazer SPAM! Você provavelmente já recebeu mensagens pelo whatsapp que você não pediu para receber. Eu recebo quase todos os dias e a primeira coisa que faço é bloquear o contato. É terrível, a gente se sente invadida e acabamos tomando aversão a quem faz esse tipo de divulgação.

O que acontece com o whatsapp é que muitas pessoas perceberam a possibilidade de usa-lo para negócios, mas não querem investir em conhecimentos (nem tempo e nem dinheiro) sobre a melhor forma de  utilizá-lo a favor do seu negócio. 

É importante você saber que quando alguém começa a enviar mensagens que o algoritmo do Whatsapp entende como SPAM, ou se com alguma freqüência as pessoas começam a denunciar o usuário, a conta será bloqueada temporariamente e após algumas repetidas vezes a conta realmente pode ser banida.

Então qual a forma correta de se fazer? Simples. Crie uma recompensa e divulgue em suas mídias. Faça uma chamada do tipo: "receba o eBook gratuito", "ganhe uma demonstração gratuita", "um brinde para os 10 primeiros"... Mostre os resultados finais dos produtos, não apenas os produtos, e saibam filtrar suas mensagens de acordo com a relação do produto x público alvo, e isso inclui idade, gênero, profissão, interesses... No whatsapp é possível criar vários grupos diferentes de transmissão. Usem as ferramentas de forma inteligente. E lembrem-se: listas de transmissão são diferentes de grupos!

Dessa forma você não corre o risco de ter a sua conta bloqueada e mais do que isso, quando as pessoas salvam o seu contato, isso garante que elas receberão sua mensagem via lista de transmissão. Caso contrário, se elas não salvarem, você pode ter centenas de contato, porém, elas não receberão a mensagem que você envia via lista de transmissão. 

Mensagem por mensagem, ou são deletadas, ou bloqueadas, ou ambas, além de serem denunciadas. E isso é o que nós do Marketing de Relacionamento não queremos.

Nas próximas postagens, trarei dicas de como vender no facebook! Boas vendas e boas prospecções. Sucesso sempre!





Thursday, September 28, 2017

SUA EQUIPE LUTARIA COM VOCÊ NUMA GUERRA?

Lembra-se dessa foto histórica? Este é o famoso desembarque na praia de Omaha. Que aconteceu em 6 de junho de 1944, durante a 2ª Guerra Mundial. Muitos destes soldados morreriam segundos após essa foto ser tirada. Mas eles não sabiam disso. Centenas e centenas de soldados corajosamente desembarcaram na praia francesa, apenas para dar de frente com canhões, metralhadores e outras poderosas armas alemãs.

Milhares de soldados faleceram neste evento que ficou conhecido como o Dia D. Mas outros lutaram com tanta energia e entusiasmo que viveram. Alguns diriam que esses soldados pareciam ser movidos por uma força extra. No final do dia, os nazistas foram derrotados, e esta vitória foi considerada fundamental para o fim da Guerra.

Três coisas chamam a atenção nesta foto:

  • O que fez com que os soldados corressem de frente contra as armas nazistas?
  • O que será que deu tanta coragem a eles?
  • Por que é que eles estavam tão engajados?

Historiadores têm várias opiniões do ponto de vista estratégico, mas o que eu acho, do ponto de vista de empreendedor? Os soldados eram imbatíveis porque eles ACREDITAVAM na causa pela qual estavam lutando!.

  • acreditavam estar fazendo o melhor para seus países.
  • acreditavam estar fazendo um bem para a humanidade
  • acreditavam que cada esforço, cada sacrifício, valeria a pena.

Mas o que isso tem a ver com o seu negócio? Sua equipe enfrentaria metralhadoras por sua empresa? Quando você olha para os seus "soldados" (membros da sua equipe) eles também ACREDITAM no valor da sua empresa? Será que você não tem hoje, pessoas na sua equipe, que acham besteira o que você faz? E estão ali só pelo dinheiro, pelo emprego, etc...? Será que eles “vestem mesmo farda” e vão lutar ao seu lado?

Se uma pessoa na sua equipe não acredita na missão da guerra, ela NUNCA irá se empenhar para vencer a batalha do dia a dia. E aí a empresa (e a sua equipe) vai sofrer com isso. Mas será que é mesmo possível conseguir esse nível de comprometimento da equipe?

Sabe a Melitta? Ela provou a todos da equipe que seu propósito valia a pena. Alguém poderia dizer: "E daí, é só café” - não na Melitta!

Um belo dia a empresa reuniu profissionais das mais diversas áreas, desde o pessoal do administrativo até a equipe de Marketing e de Vendas, passando inclusive pela equipe de limpeza, da fábrica, e outros setores. E levou todo mundo para os pontos de vendas onde o café deles era vendido, ou seja, os supermercados. Sabem por que? Queria mostrar a cada um o quanto o esforço e dedicação deles valiam a pena.

Provou que o sorriso de felicidade do cliente só existe por causa da dedicação da equipe. Fez todos entenderem o valor da marca na vida das pessoas, até mesmo para quem não lidava com o público no dia a dia, como a equipe do setor administrativo, da limpeza e das fábricas. E se parar para pensar, estes profissionais, no dia a dia, raramente têm acesso ao glamour, a parte divertida do negócio.

O que VOCÊ têm feito para que cada um na sua equipe entenda o propósito da sua marca empresa? Soldados não vão à guerra sem uma missão na qual acreditam!

Você já deve ter visto isso em qualquer filme de guerra. Há sempre uma cena dramática, com os soldados recebendo cartas dos familiares. Por que o exército iria se preocupar em mandar cartas? Eles não deveriam estar mais preocupados com a guerra? O exército sabe que o soldado que tem esperança, o soldado que tem boas notícias de casa, o soldado que tem o lado emocional mais bem cuidado, vai lutar muito melhor. Ele vai ter motivação e entender que faz parte de algo maior.

E eu faço novamente a pergunta: será que seus soldados iriam à guerra com você? Aqui estão três dicas rápidas que farão muita diferença na hora de formar a sua equipe imbatível:

Dica 1 - Não contrate pela técnica, contrate perfil.

Como assim? O perfil comportamental da pessoa, não tem nada a ver com a formação ou a capacidade de fazer algo. Mas em como ela reage e age diante de determinadas situações, como ela é no dia a dia.

Você sabe analisar o verdadeiro perfil das pessoas? Não é com entrevista que se descobre isso - nem com currículo. Existem ferramentas que te ajudam a descobrir o perfil exato das pessoas. E o mais legal é que depois de passar por essas ferramentas, as pessoas ficam surpresas. Elas começam a dizer coisas como:

  • “Uau! É verdade, eu tenho isso mesmo e nem tinha me tocado”, ou
  • “Esse é meu ponto fraco mesmo, preciso cuidar disso realmente!”

Então, se você quer conhecer o perfil das pessoas que trabalham com você hoje, tem 2 ferramentas fantásticas:

Método DISC - identifica as tendências comportamentais das pessoas e permite trabalhar o talento para melhorar a vida e o desempenho no trabalho.

Método QUANTUM - método de avaliação comportamental.

          - Cliquem nos links para obterem maiores detalhes.

Dica 2 - Observe os hobbies das pessoas na sua equipe.

O que seus funcionários fazem quando estão no tempo livre, quando não tem ninguém cobrando, quando estão em casa, de noite, final de semana, viajando…? Os hobbies dizem muito sobre uma pessoa. Em outras palavras: vigie onde o coração da sua equipe está!

Se o coração de um membro da sua equipe não estiver conectado com o que ele faz, haverá chances dele, mais cedo ou mais tarde, sair, ou de não se desenvolver como esperado. Ou então, veja onde está o seu melhor: vendas, prospecção, treinamento...

Uma das coisas que mais me deixa feliz no mundo é pegar o WhatsApp de noite ou no final de semana, e ver a equipe compartilhando cursos, livros ou vídeos com técnicas novas que eles estudaram no tempo livre deles. Isso é indício de que o que eles gostam está alinhado com a empresa.

Como fazer isso? reuniões periódicas de equipe e individuais. Observem o brilho nos olhos quando estão ensinando ou duplicando o que aprenderam, quando estão vendendo e compartilhando novas técnicas e dicas de venda, ou quando estão prospectando e convidando. O bom de tudo, é que no Marketing de Relacionamento, mesmo que uma pessoas se destaque mais em uma das atividades mencionadas, o sucesso dela será igual. E é bem provável que essa mesma pessoa, com o tempo, desenvolva as outras habilidades. Eu sou um exemplo disso.

Dica 3 - Pergunte como a sua equipe gostaria de ser recompensada.

Chegue individualmente, um por um, e pergunte: “Como você gostaria de ser recompensado ao cumprir uma grande meta?”

Mas quando falamos em recompensa, não devemos pensar que as pessoas são movidas apenas por um aumento de salário ou bônus em dinheiro. É claro que todo mundo quer ganhar bem e as empresas de MMN costumam recompensar muito bem. Mas é possível ligar o alerta vermelho com isso: se a equipe só se motiva diante de valor financeiro, tem alguma coisa errada aí.

Mas então quais outros benefícios uma pessoa poderia ter? Isso pode variar mundo de acordo com o tipo se seguimento e de mercado. No nosso negócio (Marketing de Relacionamento) as próprias empresas recompensam muito bem: viagens, bonus, ascensão de título...), mas em outros seguimento, essa bonificação não existe. Assim, é bem possível que sua equipe deseje um dia de folga, uma viagem a negócios ou um passeio, ganhar um curso que gostaria de fazer, um livro técnico que deseja muito ler... diversas outras coisas que não envolvem só o dinheiro.

Além disso, você pode se surpreender em como pode ser simples agradar e conquistar alguém na sua equipe. Mas aqui vai um alerta: se o fator motivacional for apenas financeiro, isso pode indicar que, ou você (ou a empresa na qual pertencem) não está pagando muito bem a sua equipe, ou a pessoa não vê mais nada de bom na sua empresa, além do valor financeiro, e pode te deixar por alguém que ofereça mais.

Assim como a gente tenta identificar o que os clientes gostam, é importante saber o que nossa equipe gosta.

Então, fica o desafio: o que você pode fazer para entender o que, além de dinheiro, sua equipe precisa? Pode não ser tão fácil, mas se você é um líder, saberá como fazê-lo.

Sucesso sempre, a você e á sua equipe, e que seus "soldados" estejam cada vez mais do seu lado, acreditando num propósito maior: LIBERDADE!




Monday, September 25, 2017

TRÊS DICAS PARA ALAVANCAR SEU NEGÓCIO

Você sabe o que é isso? Que loucura essa foto, né?

Tem um copo de plástico com meu nome, que poderia ser o seu. Essa foto contém uma das mais rápidas e eficientes dicas para você diferenciar o seu negócio. Observe com bastante atenção...

Já a sabe o que é?

Observem a logomarca que está do outro lado. Já sabe o que essa logomarca significa? Como Lucrar Milhões, Mesmo Vendendo Uma CommodityEssa é a STARBUCKS. Uma das maiores e mais lembradas marcas do mundo. E sabe o que ela vende? Café. Isso mesmo café. E o interessante é que o café é uma commodity. Ou seja, assim como o arroz, o feijão, o açúcar, é considerado um produto “igual em qualquer lugar que você vá”, não é?

Bom, não na Starbucks! Lá, eles conseguem vender o café com uma margem de lucro tão absurda que pouquíssimas outras empresas do mesmo ramo conseguem (e nenhuma na escala que eles vendem).

Para você ter uma ideia, só no último trimestre de 2016, a rede registrou um lucro de mais de $801 milhões. Vá em qualquer filial deles e você vai encontrar filas e mais filas de pessoas querendo pagar mais caro pelo café deles. Estima-se que 13.172 empresários estão interessados em abrir uma unidade da Starbucks, só no Brasil!Mas o que será que eles fizeram de diferente? Qual o segredo que permite a Starbucks lucrar milhões, vendendo uma commodity?

Em todos esses 16 anos de mercado, é possível encontrar diversos Fatores X no Marketing da Starbucks - que permite a ela estar entre as TOP marcas mais lembradas e lucrativas no mundo. E sabem qual a estratégia que eles usam e que VOCÊ pode aplicar no seu negócio hoje?

Três dicas rápidas para se diferenciar da concorrência, em qualquer mercado, inclusive no Marketing de Relacionamento.

Dica 1 - Mude o nome do que você vende

Você sabia que é possível resumir a estratégia de marketing da Starbucks em uma palavra?  POSICIONAMENTO. Você já notou como eles posicionam os produtos deles? Então, dá só uma olhada no cardápio deles.

Quando você entra em uma Starbucks, não pede simplesmente por um café. Você irá comprar os produtos deles, com os próprios nomes que eles inventaram para os produtos deles. Lá você encontra o Frappuccino, o Macchiato Caramelo, o Macca Branco… enfim, entre uma centena de nomes bem diferentes.

Por que eles fazem isso? Mudar o nome do produto é uma das maneiras mais rápidas de se diferenciar da sua concorrência. Sabe por que essa técnica funciona? Porque ele não pode ser diretamente comparado com outros produtos ou serviços. Ao entrar em uma Starbucks, você não pode comprar um "espresso", "carioquinha" ou "cappuccino". Nada disso. Eles têm nomes de produtos que só existem lá dentro. Não tem nada de fora.

Se o que os seus concorrentes oferecem têm o mesmo nome, e o que sua empresa vende tem um nome diferente, você consegue criar um posicionamento diferente na mente das pessoas. Se eu pegar o que você vende, eu consigo encontrar outros concorrentes que oferecem a mesma coisa, com o mesmo nome?

Se você vende um "corte de cabelo", uma "aula de inglês" ou mesmo "sapato de couro", tá errado. Você precisa de nomes únicos. Como andam seus nomes? Se tem o mesmo nome do concorrente, é hora de mudar.

Dica 2 - Mude a maneira como você se apresenta

Tá aí uma rápida maneira de você se diferenciar: mude a maneira como você se apresenta. Assim, você pode criar um rótulo diferente na mente do seu cliente, e poderá cobrar o preço que quiser por seu produto ou serviço. É uma técnica muito simples, muito rápida de ser aplicada, mas poucas empresas acordaram para o poder dela.

Quando conhece um novo cliente, você diz o quê? Digamos que você seja um arquiteto, o que diria se tivesse que se apresentar a um cliente?

- “Olá, meu nome é Pedro, eu sou arquiteto”.

A grande maioria dos empresários param por aí. Dizem qual sua profissão e esperam que todos entendam o que ele faz. Mas o pulo do gato é o que você diz depois disso. Um exemplo? Pegando o mesmo exemplo de antes então:

- “Olá, meu nome é Pedro, eu sou arquiteto. Como arquiteto eu ajudo pessoas a conquistarem a casa de seus sonhos, sem ter que aturar meses de transtornos com a reforma”.

Viu a diferença?

Mude a maneira como você se apresenta e as pessoas vão querer saber mais sobre você e sua empresa.

Dica 3 - Mude a sua descrição

Vamos voltar a primeira foto deste e-mail. Lembra da foto do copo? Aquela que postei lá no começo do post. Recorda que havia um nome escrito nele? Por que eles fazem isso? Será que é pra "puxar saco" do cliente? Será que é porque atendem muitas pessoas e assim evitariam erros nos pedidos?

Não, nem um pouco. Essa foi a maneira que eles encontraram para criar uma lembrança inesquecível na mente do cliente. As pessoas que vão lá, gostam de tirar foto do copo e compartilham bem felizes no Facebook, Instagram… E quando fazem isso, estão fazendo uma propaganda da empresa. Pagamos mais caro pelo café e ainda promovemos a marca gratuitamente.

Então, quando for entregar o seu produto ou serviço, o que você pode fazer para tornar a experiência do seu cliente memorável?

Algumas ideias:

- Você pode fazer uma piada com o nome da pessoa.
- Você pode fazer uma piada com seu colega de trabalho para fazer o cliente rir.
- Você pode contar para ele "um segredo", algo que a maioria dos clientes não sabem (criando assim um elo de confiança e fazendo ele se sentir especial).
- Você pode dar um brinde, como um hotel que oferece Champagne enquanto os clientes fazem check-in.
- Pode enviar um bilhete escrito a mão agradecendo a compra dele dentro do pacote, sem ele saber.

E muito mais...

Um estudo recente diz que experiências tem mil vezes a capacidade de nos deixar felizes do que produtos. Ou seja, viver uma experiência deixa uma lembrança muito mais marcante na memória do seu cliente, do que apenas vender algo para ele.

Quando o seu cliente vive uma experiência única com a sua marca, produto ou serviço, ele valoriza muito mais. E o melhor de tudo: se tornam fieis. Se você só vende algo, é mil vezes mais fácil você ser esquecido, se não oferecer nada de único durante a compra.

Lembre-se: A experiência que você proporciona permite que as pessoas contem histórias sobre sua empresa. E sabe para quem elas vão contar essas histórias?  Para os amigos, colegas, sócios, familiares.

Então, fica o desafio:

O quê VOCÊ pode fazer para tornar a experiência do seu cliente memorável?

Sucesso sempre!!!


Saturday, September 23, 2017

CINCO CHAVES PRA VOCÊ VENDER MAIS

Você sabia que todo vendedor é um empreendedor? E claro, o contrário, também, é verdade.

Vender é uma arte que promove o desenvolvimento de habilidades e a autonomia. É óbvio que não existe negócios sem vendas e quem domina essa arte domina, também, o mercado.

Sei que muitos dizem "não gosto de vender", e eu também já disse isso muitas vezes, baseado em experiências negativas que tive, e sei que todos também tivera. Quem não se lembra daquele vendedor chato, que só pensava no seu lucro?

No Marketing de Relacionamento é bem diferente. Partimos do princípio de que não vendemos produtos, e sim soluções para as "dores" dos nossos clientes. Um vendedor empurra seus produtos aos clientes, já nós, ouvimos e analisamos as necessidades dos nossos clientes, e oferecemos a solução. Como o próprio nome diz, trata-se de um relacionamento. Nós criamos esse relacionamento primeiro, pra só depois oferecermos ( e não empurrarmos) uma solução.

Quando eu entrei para o marketing de relacionamento eu nem cogitava a hipótese de vender alguma coisa, no entanto, as vendas começaram a acontecer de maneira natural e espontânea. Vale lembrar que as venda diretas são o retorna mais rápido do nosso investimento e a maneira mais rápida e fácil de ter dinheiro no bolso.

Separei 5 chaves que qualquer vendedor/empreendedor precisa ter em mãos para abrir as portas certas tanto, pessoalmente, quanto no universo online:

  1. Defina bem seu discurso de elevador.
  2. Faça networking.
  3. Seja diferente.
  4. Crie uma reputação que te dê autoridade.
  5. Continue evoluindo.


Quando eu entendi como essas chaves eram fundamentais, percebi que seria inevitável continuar buscando soluções e técnicas para realizar meu trabalho cada vez melhor. Se eu parar, meu negócio também estaciona.

Por isso eu digo: continue estudando, lendo, ouvindo audios, assistindo a vídeos e principalmente, esteja conectado ao sistema em que você pertence: reuniões, APNs, Opens, aprimoramentos...

Sucesso e boas vendas!





Friday, September 22, 2017

DUAS DICAS IMPORTANTES PARA QUEM ESTÁ NO MMN

Essas duas dicas são essenciais para que você atinja o sucesso no multinível e realize grandes sonhos. Sem elas a chance de você alcançar resultados duradouros, mudar definitivamente de vida é praticamente zero.

Dica 1 - Não mude de empresa mude sua mentalidade...

Todas as pessoas que alcançaram sucesso neste mercado, deram o primeiro passo. Mudaram alguns hábitos, se preocuparam com o tipo de mentalidade que tinham, implementaram as estratégias que foram ensinadas por seus líderes... Contudo a esmagadora maioria de quem não consegue alcançar o sucesso desejado também já deu o primeiro passo, mudou a forma de pensar, implementou algumas estratégias que foram ensinadas por seus líderes...

A diferença está na resposta da seguinte pergunta: Por quanto tempo?

Óbvio né? Se você entra na "empresa da moda", ou participa de todas as reuniões e patrocina dois ou três amigos em apenas um mês e depois volta aos velhos hábitos "normais", você conseguirá resultado apenas naquele mês e rapidamente tudo volta ao que era antes em pouco tempo.

Já aquele que persiste, alcança. Mas o que determina a persistência de alguém quando o assunto é construir um negócio de multinível sustentável e duradouro?

Pelo que observo dos casos de sucesso, dos depoimentos de especialistas sobre seus clientes e, claro, pela minha própria experiência, a diferença mora na visão de futuro que você constrói para si. Quem tem resultado são os que simplesmente escolhem mudanças que durarão a VIDA TODA, pessoas que estão construindo um Estilo de Vida.

Já os que tentam e voltam ao mesmo ponto de partida são os que esperam que apenas em uma reunião ou poucas semanas de trabalho intenso vão mudar tudo. Quem tem resultados duradouros é quem assume o seu negócio como uma Empresa da qual ele vai ser dono o resto da vida. Enquanto os que se frustram encaram o multinível como um mero projeto avulso, com início, meio e fim.

Você precisa encontrar a motivação verdadeira para construir para você uma "empresa vitalícia". Um objetivo que motive você a continuar a melhorar seus hábitos independente do que aconteça. Pode ser viajar com sua família para qualquer país do mundo, colocar seus filhos na melhor escola da sua cidade, comprar a casa ou o carro dos seus sonhos, ajudar as pessoas que você mais ama... enfim. Algo que faça valer a pena você mudar o seu raciocínio de projeto para empresa. De temporário, para vitalício.

Dica 2 - Conhecimento = Informação + Senso Crítico 

Para ter sucesso no multinível, além de criar uma expectativa realista de que a caminhada é constante e não só uma corrida com linha de chegada, é importante também escolher os caminhos certos.

Você pode até interiorizar, no fundo do seu coração, que hábitos de sucesso são para a vida toda, mas se o que você acredita ser o caminho do sucesso, na verdade, for o do fracasso, você vai continuar sem alcançar resultados. Vai trocar 6 por meia dúzia.

Quer um exemplo? Se você acredita que mostrar o plano de negócios da sua empresa para seus amigos, sem antes procurar entender quais são os maiores desafios e anseios que eles têm, você pegou o caminho errado. Se você acredita que o seu sucesso depende totalmente dos seus downlines, sua via será muito tortuosa. E infelizmente os melhores caminhos nem sempre são bem divulgados por aí.

Os profissionais que geram resultados para suas redes e, principalmente VIVEM o que estão falando na prática se tornam a maior vitrine desses profissionais é sua PRÓPRIA rede. Eles praticam o que pregam.



Wednesday, September 20, 2017

QUATRO DICAS PARA IMPULSIONAR SEU NEGÓCIO

Você já deve ter percebido que ter um negócio, significa estar de olho, o tempo todo, em novas formas de chamar atenção e atrair mais clientes.

No universo online é exatamente igual. Porém, as ferramentas e estratégias são adequadas ao mundo virtual. Segundo Neil Patelcom alguns truques do comércio empresarial, você posicionará sua empresa para experimentar um crescimento dramático e novos negócios, e sugere 4 (quatro) dicas:

1 – Leve alegria com vídeos virais

Você sabia que, no Facebook, apenas os vídeos que superaram 8 bilhões de visualizações por dia ficam no topo? Isso demonstra a importância do vídeo para a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Os vídeos são uma ferramenta incrível para comunicar o valor da sua empresa aos seus potenciais clientes. A chave é manter seus vídeos curtos, doces e relevantes. Experimente usar vídeos originais e criativos em todas as suas plataformas de comunicação, incluindo mídias sociais e blogs.

Divirta-se e não fique atolando seus clientes com vídeos muito longos.

2 – Construa confiança se dispondo a “ser honesto”

Um dos maiores erros na comunicação é se camuflar e se posicionar como irrepreensível. E, curiosamente, às vezes você pode não perceber que, com isso, está sendo desonesto em sua comunicação com seus clientes.

Esteja disposto a se abrir com seus clientes no sentido de entregar a eles algo real, algo que parta, realmente, de dentro de você e de experiências próprias, mesmo as ruins. Se você se dispor a essa proximidade, mesmo que seja um pouco, colherá grandes benefícios. Clientes apreciam a nuance sutil da honestidade. Você estará construindo confiança com seus clientes a cada movimento real que você fizer.

Considere escrever um blog onde você diz a seus clientes sobre o seu “top cinco maiores erros em sua jornada”. Diga-lhes quando você falhou e como você aprendeu com isso. Diga-lhes algo cru e revelador sobre si mesmo e você ganhará seus corações.

3 – Acompanhe e analise seus dados

A mídia social é importante para a sua empresa. Se você não investe em, pelo menos, duas plataformas de mídia social, precisa começar hoje. E começar é fácil.

Comprometa-se com uma plataforma de cada vez, como o Facebook, e parta daí. À medida que você fizer uma publicação por dia, você vai querer manter o controle de suas métricas.

Métricas importantes a serem observadas são: o tamanho do público-alvo, o alcance orgânico de suas postagens e sua taxa de envolvimento, incluindo comentários, likes e compartilhamentos. Ao manter o controle de métricas-chave de sua mídia social, você será capaz de determinar melhor que tipos de conteúdo são atraentes para o seu público-alvo. Você pode ajustar seu conteúdo com base no desempenho de suas postagens.

Também uma importante lição a ser observada: se você estiver usando truques baratos com o seu conteúdo, é provável que você veja um pico de audiência e engajamento no curto prazo. Mas essa taxa não vai manter-se a longo prazo.

Para manter seu público-alvo fiel, você precisará dar-lhes conteúdo que seja valioso para eles.

4 – Seja agressivo

Há um monte de conotações negativas atribuídas à agressividade. Mas vale a pena ser desta forma quando se trata da sua empresa.

Se você quiser experimentar crescimento rapidamente em seu negócio, então você tem que estar disposto a colocar-se lá fora, a trabalhar longas horas e continuar tentando quando todos ao seu redor continuam a dizer “não”.

Não pense em agressividade como algo negativo. Pense nisso como empoderamento, como tenacidade, como confiança. É verdade que sua comunicação pode irritar alguns de seus clientes. Você precisará segurar as pontas e aceitar que isso faz parte da construção de seu negócio. Não deixe isso para-lo.

Mantenha seus objetivos em mente. Sua empresa e seu sucesso dependem de você e da sua força de vontade de continuar, apesar das lutas e obstáculos. Então, você precisa ser forte.

Lute até que você não possa mais lutar. Às vezes, os maiores desafios que empresários têm de superar é a auto-dúvida e a falta de confiança de que podemos executar nossos maiores sonhos.