Lembra-se dessa foto histórica? Este é o famoso desembarque na praia de Omaha. Que aconteceu em 6 de junho de 1944, durante a 2ª Guerra Mundial. Muitos destes soldados morreriam segundos após essa foto ser tirada. Mas eles não sabiam disso. Centenas e centenas de soldados corajosamente desembarcaram na praia francesa, apenas para dar de frente com canhões, metralhadores e outras poderosas armas alemãs.
Milhares de soldados faleceram neste evento que ficou conhecido como o Dia D. Mas outros lutaram com tanta energia e entusiasmo que viveram. Alguns diriam que esses soldados pareciam ser movidos por uma força extra. No final do dia, os nazistas foram derrotados, e esta vitória foi considerada fundamental para o fim da Guerra.
Três coisas chamam a atenção nesta foto:
- O que fez com que os soldados corressem de frente contra as armas nazistas?
- O que será que deu tanta coragem a eles?
- Por que é que eles estavam tão engajados?
Historiadores têm várias opiniões do ponto de vista estratégico, mas o que eu acho, do ponto de vista de empreendedor? Os soldados eram imbatíveis porque eles ACREDITAVAM na causa pela qual estavam lutando!.
- acreditavam estar fazendo o melhor para seus países.
- acreditavam estar fazendo um bem para a humanidade
- acreditavam que cada esforço, cada sacrifício, valeria a pena.
Mas o que isso tem a ver com o seu negócio? Sua equipe enfrentaria metralhadoras por sua empresa? Quando você olha para os seus "soldados" (membros da sua equipe) eles também ACREDITAM no valor da sua empresa? Será que você não tem hoje, pessoas na sua equipe, que acham besteira o que você faz? E estão ali só pelo dinheiro, pelo emprego, etc...? Será que eles “vestem mesmo farda” e vão lutar ao seu lado?
Se uma pessoa na sua equipe não acredita na missão da guerra, ela NUNCA irá se empenhar para vencer a batalha do dia a dia. E aí a empresa (e a sua equipe) vai sofrer com isso. Mas será que é mesmo possível conseguir esse nível de comprometimento da equipe?
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Um belo dia a empresa reuniu profissionais das mais diversas áreas, desde o pessoal do administrativo até a equipe de Marketing e de Vendas, passando inclusive pela equipe de limpeza, da fábrica, e outros setores. E levou todo mundo para os pontos de vendas onde o café deles era vendido, ou seja, os supermercados. Sabem por que? Queria mostrar a cada um o quanto o esforço e dedicação deles valiam a pena.
Provou que o sorriso de felicidade do cliente só existe por causa da dedicação da equipe. Fez todos entenderem o valor da marca na vida das pessoas, até mesmo para quem não lidava com o público no dia a dia, como a equipe do setor administrativo, da limpeza e das fábricas. E se parar para pensar, estes profissionais, no dia a dia, raramente têm acesso ao glamour, a parte divertida do negócio.
O que VOCÊ têm feito para que cada um na sua equipe entenda o propósito da sua marca empresa? Soldados não vão à guerra sem uma missão na qual acreditam!
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E eu faço novamente a pergunta: será que seus soldados iriam à guerra com você? Aqui estão três dicas rápidas que farão muita diferença na hora de formar a sua equipe imbatível:
Dica 1 - Não contrate pela técnica, contrate perfil.
Como assim? O perfil comportamental da pessoa, não tem nada a ver com a formação ou a capacidade de fazer algo. Mas em como ela reage e age diante de determinadas situações, como ela é no dia a dia.
Você sabe analisar o verdadeiro perfil das pessoas? Não é com entrevista que se descobre isso - nem com currículo. Existem ferramentas que te ajudam a descobrir o perfil exato das pessoas. E o mais legal é que depois de passar por essas ferramentas, as pessoas ficam surpresas. Elas começam a dizer coisas como:
- “Uau! É verdade, eu tenho isso mesmo e nem tinha me tocado”, ou
- “Esse é meu ponto fraco mesmo, preciso cuidar disso realmente!”
Então, se você quer conhecer o perfil das pessoas que trabalham com você hoje, tem 2 ferramentas fantásticas:
Método DISC - identifica as tendências comportamentais das pessoas e permite trabalhar o talento para melhorar a vida e o desempenho no trabalho.
Método QUANTUM - método de avaliação comportamental.
- Cliquem nos links para obterem maiores detalhes.
Dica 2 - Observe os hobbies das pessoas na sua equipe.
O que seus funcionários fazem quando estão no tempo livre, quando não tem ninguém cobrando, quando estão em casa, de noite, final de semana, viajando…? Os hobbies dizem muito sobre uma pessoa. Em outras palavras: vigie onde o coração da sua equipe está!
Se o coração de um membro da sua equipe não estiver conectado com o que ele faz, haverá chances dele, mais cedo ou mais tarde, sair, ou de não se desenvolver como esperado. Ou então, veja onde está o seu melhor: vendas, prospecção, treinamento...
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Como fazer isso? reuniões periódicas de equipe e individuais. Observem o brilho nos olhos quando estão ensinando ou duplicando o que aprenderam, quando estão vendendo e compartilhando novas técnicas e dicas de venda, ou quando estão prospectando e convidando. O bom de tudo, é que no Marketing de Relacionamento, mesmo que uma pessoas se destaque mais em uma das atividades mencionadas, o sucesso dela será igual. E é bem provável que essa mesma pessoa, com o tempo, desenvolva as outras habilidades. Eu sou um exemplo disso.
Dica 3 - Pergunte como a sua equipe gostaria de ser recompensada.
Chegue individualmente, um por um, e pergunte: “Como você gostaria de ser recompensado ao cumprir uma grande meta?”
Mas quando falamos em recompensa, não devemos pensar que as pessoas são movidas apenas por um aumento de salário ou bônus em dinheiro. É claro que todo mundo quer ganhar bem e as empresas de MMN costumam recompensar muito bem. Mas é possível ligar o alerta vermelho com isso: se a equipe só se motiva diante de valor financeiro, tem alguma coisa errada aí.
Mas então quais outros benefícios uma pessoa poderia ter? Isso pode variar mundo de acordo com o tipo se seguimento e de mercado. No nosso negócio (Marketing de Relacionamento) as próprias empresas recompensam muito bem: viagens, bonus, ascensão de título...), mas em outros seguimento, essa bonificação não existe. Assim, é bem possível que sua equipe deseje um dia de folga, uma viagem a negócios ou um passeio, ganhar um curso que gostaria de fazer, um livro técnico que deseja muito ler... diversas outras coisas que não envolvem só o dinheiro.
Além disso, você pode se surpreender em como pode ser simples agradar e conquistar alguém na sua equipe. Mas aqui vai um alerta: se o fator motivacional for apenas financeiro, isso pode indicar que, ou você (ou a empresa na qual pertencem) não está pagando muito bem a sua equipe, ou a pessoa não vê mais nada de bom na sua empresa, além do valor financeiro, e pode te deixar por alguém que ofereça mais.
Assim como a gente tenta identificar o que os clientes gostam, é importante saber o que nossa equipe gosta.
Então, fica o desafio: o que você pode fazer para entender o que, além de dinheiro, sua equipe precisa? Pode não ser tão fácil, mas se você é um líder, saberá como fazê-lo.
Sucesso sempre, a você e á sua equipe, e que seus "soldados" estejam cada vez mais do seu lado, acreditando num propósito maior: LIBERDADE!
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