Sunday, June 10, 2018

METAS - COMO E PORQUE TÊ-LAS


Quando você determina um prazo para a realização de uma meta, suas chances de concretizá-la são grandes. Porém, se isso não acontecer, simplesmente substitua a data por outra. Tenha a certeza de que estará muito mais perto de conseguir o que quer!

Mas antes de determinar e escrever suas metas, há uma coisa muito importante que você deve saber sobre o seu cérebro! Sim, sobre seu cérebro!!! Ele “funciona” muito melhor com imagens do que com ideias abstratas. Digamos que você tenha como meta SER o melhor profissional do Brasil na sua área. Então você coloca isso com toda clareza no papel, mas talvez não baste. Para que seu cérebro “entenda” de forma muito mais clara a sua meta, você pode criar imagens de fatos, eventos e situações do que seria sua vida como esse melhor profissional do Brasil e vivenciá-las com toda intensidade, como se estivesse de fato experimentando cada sensação, cada situação que deseja ardentemente. Não basta só pensar, é necessário sentir.

Já sobre as metas relacionadas a TER, você fará algo ainda mais interessante. Volte ao exemplo anterior ao que você é o melhor profissional do Brasil, bem-sucedido, daqueles com agenda disputada, com um escritório bem localizado e vários funcionários. Qual seria o seu carro? Pense por um momento. Vamos lá, é importante. Qual seria? Seria um carro popular, importado, esportivo, uma Mercedes ou uma BMW?

Veja agora que interesante: falei para você pensar em um carro, mas não pedi para pensar na cor dele, nem para você vê-lo por dentro ou por fora, de lado ou de frente. Não perguntei se ele estava com o motor ligado ou desligado. Mas você já tem todas essas respostas porque viu o carro em sua mente.

Vamos brincar um pouco com isso agora. Qual é a cor do carro que você viu? Vamos lá, se ainda não sabe, dê-lhe uma cor! Qual seria essa cor? Se viu o carro de fora, entre nele. Imagine-se abrindo a porta, talvez você possa até imaginar o cheirinho de couro do banco, sentar-se confortavelmente atrás do volante, fechar a porta, virar a chave e escutar o barulho do motor. Muito bem, agora engate a primeira marcha ou coloque no "D" (drive, afinal, seu carro pode ser automático), pise no acelerador e divirta-se! Que tal a sensação? Percebe onde quero chegar?

Observe como o cérebro cria imagens com características auditivas, visuais e cinestésicas. São as características necessárias para as metas de TER. Você pode achar que tudo isso parece uma brincadeira de criança, mas o fato é que realmente funciona. E não pare por aí. Faça um test drive com o carro dos seus sonhos para senti-lo realmente e depois recriar a sensação em seu cérebro. Recorte uma foto dele e coloque-a no mural de seu escritório ou na porta da geladeira da sua casa. Melhor ainda será se conseguir que alguém tire uma foto de você dentro desse carro, para a imagem ficar bem clara e nítida em seu cérebro. Vale também fazer uma montagem com a foto do carro e uma foto sua. Use esses recursos para tudo o que você deseja TER. Para a casa de seus sonhos, por exemplo, onde ela seria? Na cidade, na praia ou no campo? Como seria a entrada principal? Procure visualizá-la o mais nitidamente possível.

Para as metas de FAZER não é diferente. Qual o curso que deseja fazer em sua vida? Que idiomas deseja dominar? Quais esportes ou hobbies você deseja praticar? E as viagens? Qual é a viagem dos seu sonhos? Vá em uma agência de turismo e haja como se já tivesse o dinheiro para viajar hoje. Peça todas as informações, não se esqueça de pegar fotos do local onde vai ficar.

Lembre-se de que as crenças se originam de imagens que você cria em sua mente. Você precisa agir hoje como se já tivesse alcançado suas metas, precisa ser hoje a pessoa que será quando já tiver obtido os resultados. Não estou falando para gastar o dinheiro hoje, mas sim para ter hoje as atitudes, as crenças, os pensamentos vencedores.

Mesmo que todos os seres humanos um dia passem a viver com o coração e a almejar o que querem, nem todos buscarão as mesmas coisas. Nem todos querem uma BMW, nem todos querem a mesma pessoa nem as mesmas experiências, nem as mesmas roupas. Há o suficiente para todos! Se você acreditar nisso, se puder ver e agir, isso lhe será mostrado, pois é a verdade. Definir suas metas e visualizá-las como se já as estivesse vivendo. Esse é o segredo!

Mas, se você criar esses resultados para sua vida, não se esqueça de algo muito importante: coloque data nas metas! As datas nos dão um sentido de urgência. Preste atenção nisto: sonho sem data é uma ilusão; sonho com data é uma meta. Não basta dizer “um dia eu vou conhecer a Disney com meus filhos”. Esse dia será sempre postergado, e é provável que não faça coisa alguma para atingir essa meta. Agora, se você disser algo como “em dezembro do ano x, passarei o Natal com minha família na Disney”, muda tudo!

Se você definir uma meta com data, amanhã cedo fará alguma coisa, por menor que seja, para conquistá-la. Talvez você leia um livro de mensagens positivas por quinze minutos todo dia, talvez leve um DVD de treinamento para assistir em casa, talvez procure sites de viagens na internet... enfim, você terá energia para agir, ou o que você quer não acontecerá na data planejada. Agora, é preciso ter senso de realidade. Não adianta escrever que fará a viagem amanhã se isso for completamente impossível nas atuais circunstâncias de sua vida. Seja razoável consigo mesmo!

Metas que você não faz ideia de “como” atingirá geralmente se concretizam a médio ou longo prazo. Mesmo assim, comece a agir: mude suas atitudes no trabalho ou nos relacionamentos para que, em breve, de alguma maneira, o “como” apareça em sua vida, seja na forma de uma oportunidade de crescimento em sua empresa, de um novo nicho de mercado para atuação ou talvez de uma ideia que aumente consideravelmente os lucros de seu trabalho!

As metas não devem ser escritas para frustrá-lo, e sim para estimulá-lo a agir. Quando você determina um prazo para a realização da meta, suas chances de concretizá-la são grandes, porém, se isso não acontecer, simplesmente substitua a data por outra. Tenha a certeza de que estará muito mais perto de conseguir o que quer! Lembre-se: a felicidade está no caminho, e não no destino em si. Só existe um lugar e um momento para você ser feliz: o agora! Pois o momento presente é o único que existe realmente em nossa vida.

Você pode traçar metas para qualquer área da vida: profissional, familiar, financeira, intelectual, social, espiritual e de saúde. Você pode, por exemplo, tornar-se melhor marido ou esposa, pai ou mãe; desenvolver o hábito de escutar seu cônjuge ou ser mais paciente com as pessoas em geral. Pode perder peso, melhorar a saúde ou arrumar um hobby... e até ser feliz!!!

Viva intensamente cada momento. Viva o AGORA, mas com os olhos no amanhã.




No comments: