Saturday, June 2, 2018

MEDO? POR QUE?

Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que sempre poderíamos ganhar, por medo de tentar.

Não acreditem em fracassos, acreditem em resultados. Thomas Edison havia tentado fazer a lâmpada elétrica acender quase dez mil vezes, sem sucesso. Então lhe perguntaram: “Sr. Edison, como o senhor se sente tendo fracassado dez mil vezes?”. E ele sabiamente respondeu: “Meu caro amigo, eu não fracassei dez mil vezes: eu aprendi dez mil maneiras de como não se acende a lâmpada elétrica!”.

Quantos de nós não faríamos nem dez tentativas antes de desistir? Um ou outro talvez insistisse algumas dezenas de vezes, mas será que conseguiria fazer mais de cem tentativas? Para os vencedores, porém, tal comportamento não surpreende, pois na sua visão o fracasso não é o fim. Na verdade, eles consideram que o fracasso não existe: o que existe são resultados de suas ações presentes, refletidos no futuro.

Se há algo que possa ser chamado de “fracasso” é a inércia, a escolha por ficar parado, estático, não mudar nem tomar decisões. Em outras palavras, o fracasso não é aquilo que acontece quando você cai, mas sim quando você desiste de se levantar pelo menos mais uma vez! Em um trecho do filme Fernão Capelo Gaivota, baseado no livro de mesmo título, de Richard Bach, Fernão, uma gaivota que sempre quis voar diferente, sabia que poderia dar mergulhos pelo céu em alta velocidade e caçar seus próprios peixes, sem ficar brigando com seus irmãos por restos de comida em um lixão, ao colocar em prática seu plano de voar diferente, se atrapalhou em um mergulho arriscado e quase se deu mal. Depois do susto, debruçado em um pedaço de madeira que flutuava no oceano, ele começou a se questionar: “Será que eu realmente nasci para voar diferente? Deveria aceitar-me do jeito que sou, porque se tivesse nascido para voar rápido, teria asas de falcão, comeria ratos e não peixes... Acho que a partir de hoje vou ser como todas as outras gaivotas. Não vale a pena tanto esforço para tentar ser mais!”. Pensamentos como o de Fernão são muito comuns em nossa vida. Quantas vezes achamos melhor nos contentar com o que somos, tentando evitar a dor da frustração e da mudança? 

No entanto, se têm uma inquietude interior, uma chama que arde em seu peito, uma inexplicável sensação que vibra em seu corpo e garante que nasceram para mais, acabam reagindo a esses momentos de frustração, aprendem com eles, encontram uma solução e descobrem o caminho. Foi o que aconteceu a Fernão naquele momento. Ele reagiu e exclamou: “Não! Eu não nasci para morrer neste mar! Posso escolher morrer aqui sozinho ou me forçar a voltar para casa. Está em mim! ESTÁ EM MIM!”! Então ele se ergue e inicia uma difícil decolagem em pleno mar aberto. Essa é uma passagem muito emocionante do filme, sempre aplaudida entusiasticamente pela plateia.


Na vida real é assim que funciona: quando reagem rápido, vocês criam novos resultados, não passam mais pela vida como vítimas e sim como alguém atuante e responsável pela  própria história! Portanto, não acreditem em fracassos, acreditem em resultados. Voltando á Thomas Edison, num outro momento lhe perguntaram o que faria se não tivesse conseguido fazer a lâmpada funcionar. Ele respondeu: “Não estaria conversando com você agora. Estaria lá, tentando uma nova maneira de conseguir!”. Entenderam o recado? Se ainda não alcançaram os resultados desejados, é porque existe um aprendizado pela frente. Assim, agradeçam à adversidade, pois ela os tornam mais fortes, mais experientes e preparados para o sucesso.

Minha intenção é encorajá-los a encarar as mudanças sem medo. Vocês podem muito bem desenvolver seus talentos como um executivo de uma ótima empresa, podem ser um profissional de sucesso em qualquer área que quiserem e pela qual tenham paixão. De uma coisa podem ter certeza: se continuarem fazendo o que sempre fizeram, continuarão obtendo sempre os mesmos resultados ou até resultados piores.

A ideia não é pararem o que estão fazendo hoje, mas fazerem algo a mais, ou mesmo fazerem o que fazem de maneira extraordinária! Vocês devem gostar do que faz, ter paixão por sua atividade! Se a atividade que desempenham hoje é algo que não lhes traz entusiasmo, vocês devem mudar, sem receio, e procurar algo que lhes dêem energia, que os apaixonem — seja em outro departamento de sua empresa atual, num negócio próprio ou mesmo em um novo empreendimento. É importante vocês terem o mínimo de autoconhecimento, entenderem sua personalidade, seus limites, sua capacidade de lidar com a insegurança.

Este é o seu desafio: perceberem o que podem fazer melhor hoje do que fizeram ontem. Sejam um profissional extraordinário, pois essa é a maior garantia que há para a evolução de sua carreira. Seu chefe não vai querer perdê-lo!

Entendam que ser extraordinário não significa ser um “super- homem” ou uma “mulher maravilha”. É mais simples do que parece. Vocês precisam vencer uma única batalha: aquela contra vocês mesmos! E, principalmente, serem melhores no que fazem a cada dia - buscar a melhoria constante e incessante. Para sempre! No entanto, é necessário terem entusiasmo, paixão, vontade. 

Em segundo lugar,  tornarem claros os seus motivos! Sim, suas metas, seus sonhos. Unirem o fato de serem os melhores no que você fazem com um pouco de disciplina financeira. Isso pode transforar suas vidas.

Walt Disney disse uma vez: “A melhor maneira de realizar seus sonhos é por intermédio do seu trabalho”. Com um espírito empreendedor, aprendam a ver oportunidades em tudo o que aparece pela frente. Para isso, procurem ver as coisas de maneira abrangente, avaliem se existem pessoas que precisam de seu produto, ideia, serviço ou conhecimento, avaliem se  podem ajudá-las.

O próximo passo é responderem à seguinte pergunta: como essas pessoas saberão que vocês podem ajudá-las? Como vocês chegarão até elas ou elas chegarão até vocês? O segredo é fazer as perguntas certas. Mesmo que vocês não obtenham a resposta imediatamente, o fato de formularem a pergunta lançará um propósito para o seu cérebro e ele ficará à procura da resposta, dia e noite. Tenham sempre em mente a ideia de ajudar as pessoas. Não pensem somente si, mas em como passarem por este mundo e serem lembrados como alguém que fez diferença, que deixou sua contribuição.

“A única forma de se conquistar o que se quer é ajudando um número suficiente de pessoas a conquistarem o que elas querem também” - Zig ZiglarSe tornarem alguém que faz diferença na vida dos outros, ficarão impressionados com as maravilhas que começarão a acontecer rapidamente em suas vidas. Para ajudar as pessoas, não precisam mudar o
mundo. Basta fazerem toda a diferença na vida de uma pessoa, sem medo.

Estou com vocês!




No comments: