O autoconhecimento promove metade do caminho a ser percorrido para uma carreira de liderança. E para esse processo realmente caminhar para o sucesso é preciso não apenas conhecer características como valores, crenças, limitações e talentos, mas também gerenciá-las e negociar quando necessário ao longo dos desafios da vida pessoal e profissional.
As organizações buscam líderes que sejam naturalmente seguidos como exemplos e que inspirem os demais colegas e equipe. É muito comum projetar na figura de líder algo que buscamos “ser” e, às vezes, nos esquecemos que não precisamos ocupar nenhum cargo especificamente. Ainda vou além, o comportamento de um líder não se limita no ambiente profissional, este tem papel fundamental também na família e nos seus relacionamentos.
A principal deficiência (e eu me incluo nela), é que não temos acesso e não utilizamos dinâmicas e ferramentas que complementem nossa percepção de nós mesmos e do outro durante nosso processo de amadurecimento. O autoconhecimento é a melhor maneira para desenvolver as capacidades de liderança e melhorar tanto os relacionamentos quanto gerenciar uma equipe em qualquer situação.
Se o autoconhecimento representa uma boa parte do caminho para um líder, os demais encontram-se efetivamente em comportamentos comuns entre os principais lideres de sucesso, considerando e respeitando o estilo de liderança natural de cada um. É possível, dentro de um estilo natural, destacar um perfil específico e então com inteligência, permear entre outros estilos de acordo com a necessidade, considerando a situação e a equipe.
Uma coisa é certa: existe um cenário e uma cultura para qualquer perfil de liderança. Uma vez que você identifica seu estilo próprio, muita coisa começa a mudar. Selecionei cinco comportamentos básicos de um líder de sucesso, os quais pesquisei e acompanhei durante toda a minha trajetória, para que você coloque em prática e perceba-se muito mais produtivo, tornando-se líder de si mesmo e tomando decisões cada vez mais conscientes e alinhadas com seus valores e princípios. O líder de si é aquele que se comporta de forma autêntica e atribui suas virtudes em estilo próprio.
Se você não consegue gerenciar sua vida, equilibrar suas atividades de trabalho e vida pessoal, como será um exemplo a ser seguido? Todos nós temos desafios e o grande erro do líder é pensar que ele deve ser um super-herói, que jamais deve demonstrar suas fraquezas. Se você começar cuidando de sua mente e de seu corpo da forma mais básica e simples, sentirá uma diferença significativa em sua rotina e disposição.
2- Tenha foco
Antes de focar efetivamente em algo é necessário estabelecer algumas etapas. Afinal, como ensina o princípio de Pareto: 80% das consequências provém de 20% das causas, ou traduzindo para a vida pessoal, 80% dos nossos resultados alcançados são consequências de apenas 20% dos esforços empregados. Todos nós precisamos definir objetivos claros e eu diria ainda que na maioria das vezes conseguimos dar o primeiro passo e por algum tropeço como falta de tempo, excesso de trabalho, acabamos deixando para um segundo plano, gerando a famosa procrastinação.
3- Administre seu tempo
A correria do dia a dia e a quantidade de informação que recebemos só faz crescer a percepção da escassez de tempo. Seja eficaz realizando as tarefas certas que irão levar você ao seu objetivo da forma mais eficiente possível, considerando menor uso de recursos e tempo. Harmonia e equilíbrio da vida pessoal e profissional fazem parte do comportamento de um campeão. Classifique suas tarefas, tenha um caderno para ideias e insights e organize sua vida pessoal e digital.
4- Comunique-se bem
Transmitir uma informação apenas da forma verbal muitas vezes não é suficiente para gerar o comprometimento desejado. Utilize todos os campos sensoriais incluindo o visual, auditivo e linguístico. As palavras ditas representam apenas 7% da nossa linguagem, considerando 38% da tonalidade e expressão da voz e 55% na expressão facial e corporal, segundo estudos de Albert Mehrabian. Perceba que a comunicação não verbal é responsável por 93% do que representa a mensagem que acompanham a nossa comunicação. Lembre-se que o bom comunicador é responsável pelo que o outro entende e não apenas pelo que transmite.
5- Ofereça e solicite feedback
Você já tenha recebido feedback dos seus superiores, pares e em alguns casos de subordinados e até de familiares. Não somente o feedback corporativo é importante, pois nos mostra onde corrigir o percurso, mas também não podemos esquecer dos feedbacks de amigos e familiares, pessoas que convivem conosco fora do ambiente de trabalho e nos trazem verdadeiras descobertas e contribuições a respeito de nosso comportamento. Quem tem o desejo de tornar-se um líder de pessoas pode começar a ouvir com sabedoria e maturidade para refletir sobre como seus comportamentos são percebidos pelas pessoas próximas. Nem sempre estamos abertos para ouvir feedbacks e acredite que isso é normal, pois nosso ego não gosta de receber críticas. Perceba que são nos momentos de feedbacks mais informais que temos uma tendência de justificar as atitudes, ou colocar a culpa em algo externo sem olhar para dentro.

Na mesma medida que receber feedback nos faz crescer e vem de pessoas que nos querem bem, como líder devemos oferecer feedbacks constantes. Lembre-se que feedback é pontual e deve ser feito no mesmo momento do evento, caso contrário ele pode perder totalmente o efeito.
Perceba que os comportamentos são interligados e complementam-se. Tudo isso porque você é um ser único e completo. Quanto mais equilíbrio na vida pessoal e profissional, alinhado à consciência de seu verdadeiro eu, com as ações e decisões de acordo com seus valores e objetivos, mais próximo você fica de alcançar suas metas com equilíbrio. Se você já é um líder, experimente estes comportamentos e alavanque os seus resultados.
“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.”
No comments:
Post a Comment