Sunday, December 3, 2017

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E LIDERANÇA

A inteligência emocional é um fator crucial no sucesso da carreira de um líder. As emoções são fontes de poder pessoal mais poderosas do que o poder de posição. Há muitos indícios de que as pessoas emocionalmente competentes levam vantagem em qualquer campo da vida.

Segundo Philip Massinger, “aquele que quer governar outros, primeiro precisa ser senhor dele mesmo”.  É um grande desafio ser senhor e líder de si mesmo, principalmente em um mercado altamente competitivo, onde a grande preocupação do profissional é liderar equipes e alcançar resultados positivos. Só não podemos esquecer que a importância do ser humano neste contexto, que é, sem dúvida, o fator chave para o sucesso, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Verdadeiros líderes conquistam pelo exemplo e não pela imposição ou excesso de autoritarismo. Para um líder alcançar grandes resultados, precisará mais do que apenas liderar, precisará inspirar seus liderados, compreendendo que eles serão o reflexo das suas próprias ações, o que nos leva a entender que, para liderar pessoas com inteligência, precisaremos liderar a nós mesmos, e isso é claro, só pode ser alcançado através do autoconhecimento - decifrar nossos sentimentos, para que assim possamos entender o outro. 

Ao olharmos para o nosso interior descobrimos quem somos, onde estamos e principalmente onde queremos chegar. Até porque para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo. Um líder que conhece a si mesmo é um líder que sabe conduzir a sua vida de maneira eficaz e vencer limitações. como medo, impaciência, negação, impulsividade, engano, ciúmes e ira.  Essas limitações são de cunho emocional e estabelecidas primeiro na nossa mente, logo tornando-se barreiras que impedem muitos líderes de avançar na sua caminhada de liderança.

As emoções desempenham um papel importante no desenvolvimento do raciocínio e na tomada de decisão. Há decisões que são evidentemente feitas pela própria emoção. Sendo assim, o sucesso das nossas decisões dependerá da maneira como estamos nos sentindo e como controlamos isso. Não é tão fácil pois as emoções estão ligadas ao nosso comportamento, pensamentos, hábitos, avaliações e julgamentos, influenciando consideravelmente as nossas escolhas e decisões. Todo profissional que almeja ser um grande líder precisa aprender a identificar, lidar e controlar as suas emoções, isso é claro, através da inteligência emocional. 

A inteligência emocional é a capacidade do individuo de raciocinar sobre as emoções de modo que venha promover o seu crescimento emocional e intelectual em prol do alcance dos seus objetivos. Está alinhada à capacidade do ser humano em identificar, conhecer e lidar com os seus sentimentos e com os sentimentos alheios. As habilidades da inteligência emocional nunca foram tão urgentes como nos dias de hoje para todos os profissionais, sobretudo, para aqueles que almejam liderar. 

O líder deve ter uma acentuada habilidade de lidar com pessoas, de conviver com pessoas, de fazer as coisas com e por meio das pessoas. Deve possuir um enorme instinto de comunicação. Deve saber ouvir e falar. Saber receber e saber transmitir mensagens e ideias. Saber entrevistar e comunicar. Ter uma forte dose de calor humano. Ter empatia e simpatia. Apesar de toda essa facilidade no relacionamento com as pessoas, o líder usa a sua autoridade de maneira discreta, mas firme e absoluta. Transfere e delega responsabilidades, mas mantém o controle das coisas, assegura a ação e domina o caminho em direção aos objetivos a serem alcançados. 

Apesar disso sua liderança é muito mais educadora do que controladora. Impulsiona as pessoas para frente e não freia ou inibe o seu comportamento. Suporta pressão e amortece seu impacto sobre os subordinados, resiste à frustração e sabe sempre fazer um esforço adicional para ir à frente e conduzir consigo a sua equipe. Consegue mo var-se pela autorrealização e mo va as outras pessoas pelos desafi os e pelas recompensas. 

Essas habilidades, sem dúvidas, só serão alcançadas a partir do momento que o líder conseguir lidar com as suas emoções. Quem demonstra controle emocional elevado e autoconfiança tem uma facilidade maior para identificar soluções para os problemas enfrentados no dia a dia. 

É notório, por exemplo, que administrar confl itos é uma das competências que mais exige o uso da habilidade ou capacidade emocional, uma vez que no ato de uma negociação a pessoa demonstra ou não equilíbrio entre razão e emoção. As duas se complementam, pois técnica, experiência e visão são fundamentais e tornam-se poderosas quando aliados à inteligência emocional. 

Como alcançarmos inteligência emocional? Segundo alguns pesquisadores, o cérebro aprende através de experiências repetidas. Portanto, depois de identificar seus pontos fracos, é preciso centrar forças neles até desenvolvê-los. Então podemos afirmar que a inteligência emocional pode ser alcançada por meio de dedicação e esforço. Para que essa competência torne-se algo real na vida do líder, é necessário pra car. Se o líder tem dificuldade de negociar e esta capacidade é fundamental para o desenvolvimento da sua profissão, então é necessário exercitar o processo até tornar-se competente. 

Segundo o Dr. Hendrie Weisinger, a inteligência emocional pode ser nutrida, desenvolvida e ampliada, e a melhor maneira de fazer isso é: 

1- Ampliando a autoconsciência - conhecer as próprias emoções. A autoconsciência significa ter uma compreensão mais profunda acerca das próprias emoções, forças, fraquezas, necessidades e impulsos. Quando o líder consegue nomear seus pontos fracos, por exemplo, sabe, então, quais são as negatividades que impedem o seu crescimento. Um líder com alto nível de autoconsciência reconhece como os seus sentimentos afetam a ele, àqueles que o cercam e principalmente ao seu desempenho profissional. Sabemos que essa não é uma tarefa fácil.

2- Controlando as emoçõesPara a maioria das pessoas, controlar as emoções, na prática, é muito difícil, porém, somente quando dominamos nossas emoções é que nos tornamos mais aptos para tomar decisões apropriadas para cada situação. Aprender a controlar as emoções faz parte do processo para se tornar um grande líder. Alguns especialistas acreditam que a habilidade de lidar com as emoções e com pessoas é mais importante do que ser inteligente. 

Todos os seres humanos são diferentes psicológica e individualmente, têm uma história de vida. Alguns têm um repertório melhor que outros para lidar com emoções. Não é fácil conseguir manter-se sereno diante de uma adversidade administrando as emoções, mas ainda que você não tenha aprendido a lidar com as suas emoções, ter a compreensão de que elas influenciam positivamente e negativamente no seu poder de decisão é de grande valia. 

3- AutomotivaçãoConsiste em motivar-se e dirigir as emoções a serviço de um objetivo, mantendo-se focado neste. Para isso devemos utilizar os sentimentos de entusiasmo, perseverança e tenacidade para conquistar as metas de uma forma bem direcionada e segura. A automotivação permite realizar tarefas com qualidade, inovar, relacionar-se bem com colegas e superiores, focar de forma assertiva no trabalho e entregar, com eficiência e agilidade, as solicitações. Como podemos fazer isso? Acreditando em nosso potencial e habilidades. Criando oportunidades de melhoria para nosso êxito profissional e de todos que estão a nossa volta. O êxito profissional nos motiva a continuar buscando maiores desafios, realizações e dividir as vitórias com aqueles que reconhecem nosso valor. 

A inteligência emocional é fator de suma importância nas organizações, apesar de não ser o único fator que determina o sucesso ou fracasso do líder. O ambiente organizacional e o comportamento das pessoas nele envolvidas é fascinante, esse é um tema que merece muita atenção. Ao olharmos para algumas grandes empresas é perceptível que a inteligência emocional está se tornando cada vez mais significativa, seja para o planejamento de recursos humanos, para os processos de recrutamento e seleção, de relacionamento com clientes, ou para vários outros setores. 

Claro que o papel das organizações nesse cenário também é fundamental. Não só o líder deve ser dotado de inteligência emocional, mas toda a equipe. 

Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder.




No comments: