Penso que o desemprego, diferentemente do que dizem, não é uma crise, e sim uma tendência do mundo moderno. Mesmo porque, muitas das profissões de hoje estão fadadas a serem extintas nos próximos 20 anos, ou menos!
Há muitos anos, acreditava-se que a Terra era o centro do universo e que o Sol girava em torno dela. Imagine-se vivendo naquela época. Imagine que você acordava pela manhã e via o Sol nascendo de um lado. Durante o dia, o astro percorria todo o céu e punha-se do lado oposto ao que havia nascido. Então, de repente, surge um “maluco” dizendo que o fenômeno que você viu se repetir por toda sua vida era uma grande mentira. Que não era o Sol que girava, e sim a Terra.
Sob esse ponto de vista, dá até para entender por que Galileu quase foi condenado à morte. Suas ideias representavam a quebra de um paradigma universal.
Existem inúmeros exemplos de quebras de paradigmas na história da humanidade. Isaac Newton, por exemplo, atirou dois objetos do alto de uma torre para provar aos alunos da universidade que corpos de massas diferentes caem à mesma velocidade. Ainda assim, por muito tempo continuou-se ensinando que corpos mais pesados caem a velocidades maiores.
Mas nem é preciso retroceder muito na história. Se há alguns anos eu dissesse que havia descoberto uma forma de mandar uma carta para o Japão em menos de trinta segundos, você diria: “Esse cara é doido!”. Até que um dia inventaram o aparelho de fax, que em pouco tempo foi sendo substituído pelo envio de documentos digitalizados via e-mail.
Na Era Agrícola, o volume de informações dobrava a cada vinte anos. Na Era Industrial, o volume de informações dobrava a cada dez anos. Já na Era da Informação, começamos a perceber o intenso ritmo das mudanças em nossa vida. Mudanças significativas, que antes aconteciam de vinte em vinte anos, passaram a ocorrer em intervalos de um ano e meio. Estamos agora no que alguns chamam de Era do Conhecimento, outros de Era da Comunicação, em que as mudanças estão acontecendo a cada três meses.
A maioria dos equipamentos e eletrodomésticos que teremos em casa nos próximos anos não foi inventada ainda. Devemos estar preparados para mudanças que ainda virão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQSYjMWtoSlsTmnI4BtwHxfCCaCj_vSwDOiUNW0K7LbGDByIi4F-Kf8CRiW1oKZuEBMp5Ip_8V4g65mrVUoRatNcBOx_goQOne078I0Z3tX0MEh4w4rl6Le7J_AIqQehSrd-Fa40HrK0mK/s200/paradigma3.jpg)
O desemprego não é uma crise, e sim uma tendência mundial. Cada vez mais pessoas abrem seu próprio negócio ou se tornam empreendedoras da própria carreira, sendo disputadas por diversas organizações, podendo ter uma qualidade de vida muito melhor do que em qualquer outro momento de nossa história.
Ter metas e saber onde se quer chegar, sem dúvida, é fundamental para ajustar-se a essa nova realidade e a qualquer outra que surgir. Mas também é muito importante ter habilidades para se comunicar bem, já que estamos em plena Era da Comunicação.
Não precisa ser um expert em Comunicação Digital, mas esteja preparado para enfrentar grandes mudanças - mudanças essas que já são nossa realidade.
O futuro já se tornou presente.
No comments:
Post a Comment