Saturday, February 24, 2018

ONDE VOCÊ QUER CHEGAR?

As pessoas não planejam fracassar. Fra-cassam por falta de planejamento!

Quantas pessoas você conhece que vivem somente indo, sem saber exatamente para onde? Se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Mas talvez não seja essa a sua situação. Imagino que o fato de estar procurando por conhecimento significa que tem pelo menos uma ideia de onde quer chegar. Você tem suas metas claras, defi-nidas e, principalmente, expressas por escrito?

Na década de 50, foi feita uma pesquisa com estudantes de uma universidade americana a respeito de metas. Perguntaram quantos tinham metas claramente definidas, e o resultado foi: 87% não sabiam o que fariam após terminar a faculdade; 10% tinham uma ideia do que queriam fazer, como montar seu próprio negócio, trabalhar em uma grande corporação, voltar para a cidade em que nasceram, trabalhar com o pai, prestar um concurso; 3% tinham metas claramente definidas e por escrito.

Após 20 anos, os pesquisadores procuraram os mesmos alunos para saber como estavam suas vidas, e constataram que a soma da renda daqueles 3% que definiram suas metas era maior que a soma da renda dos 97% restantes. Os estudantes que haviam escrito suas metas sabiam muito bem para onde estavam indo.

As pessoas não planejam fracassar, mas fracassam por falta de planejamento, o que não significa que basta ter metas escritas para tudo acontecer como que por encanto. É claro que aparecerão obstáculos e surgirão pedras no caminho, mas devemos ser gratos até pelas pedras, porque com as adversidades aprendemos a ser fortes: muitas vezes, elas nos ensinam e nos dão experiência.

Pense em duas pessoas: a primeira tem metas definidas, enquanto que a outra não tem. Imagine que elas estão indo para o mesmo lugar, como se seus trajetos fossem duas linhas paralelas. A pessoa que não tem metas está apenas vivendo um dia após o outro, enquanto que a que tem metas claras está entusiasmada com a vida. Tem um comportamento altruísta e coerente com o que quer para sua vida.

Um bom exemplo de comportamento das pessoas que sabem onde querem chegar é o fato de que leem um livro durante pelo menos 15 minutos por dia, a fim de ser um pouquinho melhores hoje do que foram ontem. Embora pareçam, as trajetórias das duas pessoas não estão paralelas. Há um pequeno ângulo entre elas, quase imperceptível a curto prazo. Porém, depois de alguns anos, a distância entre elas se torna gigantesca. Bastam uns poucos graus de diferença na rota de um avião para levá-lo a Tóquio em vez de para Nova Iorque.

Anthony Robbins (Poder Sem Limites) diz “que diferença faz uma década na vida de uma pessoa que tem metas traçadas, definidas e por escrito!” Ele conta que, quando esse pensamento lhe passou pela cabeça, cruzava o estado americano da Califórnia em seu helicóptero a jato, indo de Los Angeles para Orange Country, onde daria um de seus seminários. Ao sobrevoar a cidade de Glendale, reconheceu um prédio grande. Observou-o melhor e percebeu que era o lugar onde havia trabalhado como zelador 12 anos antes! Naquele tempo, sua maior preocupação era que seu Volkswagen 1960 não se desmanchasse no percurso de trinta minutos de casa até o trabalho. Hoje, ele é um homem que faz diferença na vida de milhares de pessoas por todo o mundo.

Tenho muita admiração por Anthony Robbins, que é um dos meus mentores. Sua vida é mais uma prova da diferença que faz uma década na vida de uma pessoa com metas!

Tenha as suas e as siga, mesmo que elas se alterem durante o percurso. Alterações são redefinições. Siga em frente - você chegará onde quer chegar.




No comments: