Se você tem o hábito de reclamar e focalizar a atenção naquilo que não quer, tenho uma péssima notícia: você acaba atraindo ainda mais situações que não quer!
Depois de passar por experiências ruins, aprendi a importância de agradecer cada pequeno acontecimento ou detalhe da vida. E descobri que uma das chaves do sucesso está ligada à energia que geramos e ao modo como nos sentimos na maior parte do tempo.
Muitas pessoas têm o hábito de reclamar. Reclamam do trânsito, do chefe, do trabalho, das dívidas, do tempo chuvoso ou do calor. “Você atrai aquilo que teme”, disse Rhonda Byrne, autora do livro O Segredo. É isso mesmo. Faça uma breve retrospectiva de sua vida e veja como isso é verdadeiro. Com base nessa afirmação, você poderia me perguntar, por exemplo: “Quer dizer então, que você atraiu as tais experiências ruins?”. Pois é com muito pesar que eu respondo: sim, eu atraí as experiências ruins. E esse foi outro grande aprendizado que tive. Toda vez que eu iniciava um novo projeto, tinha o pensamento de que eu não poderia haver nenhum problema, pois precisava dos resultados. E o que aconteceu? Acabei atraindo o que eu mais temia, eu quebrei, perdi tudo. Depois disso, passei a vigiar meus pensamentos e, principal-mente, minhas emoções.
Se você estar lendo esse artigo é um ponto a favor de mudanças positivas em sua vida, pois você atraiu essa leitura, buscou por isso. Permita-se, a partir de agora, vigiar seus pensamentos e emoções. Fazer isso é mais simples do que parece. Já reparou que, nos dias em que você acorda de mau-humor, parece que nada acontece como gostaria? No entanto, há dias em que tudo dá certo, certamente porque você está feliz e acaba atraindo oportunidades, pessoas e situações maravilhosas.
Pois aí está o segredo: SINTA-SE BEM! Verifique como estão suas emoções neste exato momento. Basicamente, só existem dois tipos de emoções: as boas e as ruins. E quer saber da boa notícia? É você quem escolhe como se sentir. Quanto mais criar o hábito de estar feliz, grato pelas pequenas coisas da vida e focado naquilo que quer (e não naquilo que teme), mais rapidamente atrairá o sucesso para você. Persista nessa prática, ela realmente traz resultados.
Bob Proctor, discípulo de Napoleon Hill e autor do best seller internacional You Were Born Rich, afirmou: “Por que você acha que 1% da população ganha cerca de 96% de todo o dinheiro que circula? Você acha que isso acontece por acaso? Não, é tudo planejado. Esse 1% entende entende o segredo. Essas pessoas sabem de alguma coisa que agora você também sabe. Elas escolhem o que querem, focam no que desejam e decidem se sentir bem diariamente". Lembre-se disso sempre que você reclamar.
Talvez uma voz interna esteja contestando o que você está lendo neste momento, argumentando com algum pensamento do tipo: “Ele não diria essas coisas se conhecesse meus problemas...”. Tenha cuidado! Nada é tão ruim que não possa piorar ainda mais. Se você reclama que o seu trabalho é ruim, reconheça que há muitos desempregados. Se reclama que tem dívidas, saiba que há pessoas ainda mais endividadas. Se reclama da saúde, pense nas pessoas em estado muito mais grave.
Qual é, então, o segredo para sentir-se bem todos os dias? A resposta é: AGRADECER! Isso mesmo! Agradeça por aquilo que você já tem, agradeça pelas pessoas que estão à sua volta, agradeça por tudo o que conseguiu até hoje na vida. Esse é o caminho mais curto para que você obtenha muito mais! O estado de graça faz você se tornar um ímã de coisas boas e tudo começa a dar certo em sua vida. As pessoas ao seu redor não conseguem entender como isso é possível, mas para você não há mais mistério, pois descobriu como é importante manter-se em estado de gratidão.
Há quem possa estar pensando agora: “Ah, mas você não conhece as pessoas que convivem comigo, não imagina como é difícil lidar com elas...”! Posso imaginar, sim; a maioria de nós tem algum relacionamento difícil na vida. A dica para esses casos é focalizar a atenção nas qualidades da pessoa. Faça uma lista dos pontos positivos, porque com certeza ela os tem, e comece a olhá-la pelo que tem de bom. Se persistir nisso, com o tempo sua atitude em relação a esta pessoa mudará, e como num espelho, a dela com relação a você também. Que tal colocar em prática essa dica?
Imagino que você tenha seus problemas, certo? Mas quem não tem? Talvez tenha tido uma infância complicada ou uma juventude difícil, mas isso é passado. O que importa é sua vida daqui para a frente: como você quer que ela seja? Saiba que ela não precisa, nem deve, ser uma repetição do passado. Winston Churchill, disse certa vez: “Não sou quem eu gostaria de ser; não sou quem eu poderia ser; ainda não sou quem eu deveria ser. Mas, não sou mais quem eu era!”.
Portanto, reconheça o que há de bom em sua vida e agradeça. Agradeça por sua saúde, seu trabalho, as pessoas de sua vida, as conquistas que realizou, por menores que tenham sido. Decida sentir-se bem! Adote essas dicas! Coloque-as em prática. A diferença entre os bem-sucedidos e os que apenas querem o sucesso é que os primeiros partem para a ação.
Garanto que esse estado de felicidade e reconhecimento pelas coisas boas sobre a sua vida e sobre as pessoas que você ama lhe fará maravilhas a partir de agora. Fique atento e verá que as coisas começarão a melhorar. Mas seja persistente: se você deixar de agradecer e voltar a reclamar, estragará tudo. Procure agradecer por tudo todas as manhãs. E por que todas as manhãs? Porque nosso estado emocional nos primeiros momentos do dia tem forte influência sobre como será o resto do dia, determinando se você atrairá oportunidades e momentos felizes, ou situações difíceis e desagradáveis.
Sucesso! Você merece, e ele está a sua espera.