Saturday, February 24, 2018

ONDE VOCÊ QUER CHEGAR?

As pessoas não planejam fracassar. Fra-cassam por falta de planejamento!

Quantas pessoas você conhece que vivem somente indo, sem saber exatamente para onde? Se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Mas talvez não seja essa a sua situação. Imagino que o fato de estar procurando por conhecimento significa que tem pelo menos uma ideia de onde quer chegar. Você tem suas metas claras, defi-nidas e, principalmente, expressas por escrito?

Na década de 50, foi feita uma pesquisa com estudantes de uma universidade americana a respeito de metas. Perguntaram quantos tinham metas claramente definidas, e o resultado foi: 87% não sabiam o que fariam após terminar a faculdade; 10% tinham uma ideia do que queriam fazer, como montar seu próprio negócio, trabalhar em uma grande corporação, voltar para a cidade em que nasceram, trabalhar com o pai, prestar um concurso; 3% tinham metas claramente definidas e por escrito.

Após 20 anos, os pesquisadores procuraram os mesmos alunos para saber como estavam suas vidas, e constataram que a soma da renda daqueles 3% que definiram suas metas era maior que a soma da renda dos 97% restantes. Os estudantes que haviam escrito suas metas sabiam muito bem para onde estavam indo.

As pessoas não planejam fracassar, mas fracassam por falta de planejamento, o que não significa que basta ter metas escritas para tudo acontecer como que por encanto. É claro que aparecerão obstáculos e surgirão pedras no caminho, mas devemos ser gratos até pelas pedras, porque com as adversidades aprendemos a ser fortes: muitas vezes, elas nos ensinam e nos dão experiência.

Pense em duas pessoas: a primeira tem metas definidas, enquanto que a outra não tem. Imagine que elas estão indo para o mesmo lugar, como se seus trajetos fossem duas linhas paralelas. A pessoa que não tem metas está apenas vivendo um dia após o outro, enquanto que a que tem metas claras está entusiasmada com a vida. Tem um comportamento altruísta e coerente com o que quer para sua vida.

Um bom exemplo de comportamento das pessoas que sabem onde querem chegar é o fato de que leem um livro durante pelo menos 15 minutos por dia, a fim de ser um pouquinho melhores hoje do que foram ontem. Embora pareçam, as trajetórias das duas pessoas não estão paralelas. Há um pequeno ângulo entre elas, quase imperceptível a curto prazo. Porém, depois de alguns anos, a distância entre elas se torna gigantesca. Bastam uns poucos graus de diferença na rota de um avião para levá-lo a Tóquio em vez de para Nova Iorque.

Anthony Robbins (Poder Sem Limites) diz “que diferença faz uma década na vida de uma pessoa que tem metas traçadas, definidas e por escrito!” Ele conta que, quando esse pensamento lhe passou pela cabeça, cruzava o estado americano da Califórnia em seu helicóptero a jato, indo de Los Angeles para Orange Country, onde daria um de seus seminários. Ao sobrevoar a cidade de Glendale, reconheceu um prédio grande. Observou-o melhor e percebeu que era o lugar onde havia trabalhado como zelador 12 anos antes! Naquele tempo, sua maior preocupação era que seu Volkswagen 1960 não se desmanchasse no percurso de trinta minutos de casa até o trabalho. Hoje, ele é um homem que faz diferença na vida de milhares de pessoas por todo o mundo.

Tenho muita admiração por Anthony Robbins, que é um dos meus mentores. Sua vida é mais uma prova da diferença que faz uma década na vida de uma pessoa com metas!

Tenha as suas e as siga, mesmo que elas se alterem durante o percurso. Alterações são redefinições. Siga em frente - você chegará onde quer chegar.




Saturday, February 17, 2018

O PODER DA GRATIDÃO

Se você tem o hábito de reclamar e focalizar a atenção naquilo que não quer, tenho uma péssima notícia: você acaba atraindo ainda mais situações que não quer!

Depois de passar por experiências ruins, aprendi a importância de agradecer cada pequeno acontecimento ou detalhe da vida. E descobri que uma das chaves do sucesso está ligada à energia que geramos e ao modo como nos sentimos na maior parte do tempo.

Muitas pessoas têm o hábito de reclamar. Reclamam do trânsito, do chefe, do trabalho, das dívidas, do tempo chuvoso ou do calor. “Você atrai aquilo que teme”, disse Rhonda Byrne, autora do livro O Segredo. É isso mesmo. Faça uma breve retrospectiva de sua vida e veja como isso é verdadeiro. Com base nessa afirmação, você poderia me perguntar, por exemplo: “Quer dizer então, que você atraiu as tais experiências ruins?”. Pois é com muito pesar que eu respondo: sim, eu atraí as experiências ruins. E esse foi outro grande aprendizado que tive. Toda vez que eu iniciava um novo projeto, tinha o pensamento de que eu não poderia haver nenhum problema, pois precisava dos resultados. E o que aconteceu? Acabei atraindo o que eu mais temia, eu quebrei, perdi tudo. Depois disso, passei a vigiar meus pensamentos e, principal-mente, minhas emoções.

Se você estar lendo esse artigo é um ponto a favor de mudanças positivas em sua vida, pois você atraiu essa leitura, buscou por isso. Permita-se, a partir de agora, vigiar seus pensamentos e emoções. Fazer isso é mais simples do que parece. Já reparou que, nos dias em que você acorda de mau-humor, parece que nada acontece como gostaria? No entanto, há dias em que tudo dá certo, certamente porque você está feliz e acaba atraindo oportunidades, pessoas e situações maravilhosas.

Pois aí está o segredo: SINTA-SE BEM! Verifique como estão suas emoções neste exato momento. Basicamente, só existem dois tipos de emoções: as boas e as ruins. E quer saber da boa notícia? É você quem escolhe como se sentir. Quanto mais criar o hábito de estar feliz, grato pelas pequenas coisas da vida e focado naquilo que quer (e não naquilo que teme), mais rapidamente atrairá o sucesso para você. Persista nessa prática, ela realmente traz resultados.

Bob Proctor, discípulo de Napoleon Hill e autor do best seller internacional You Were Born Rich, afirmou: “Por que você acha que 1% da população ganha cerca de 96% de todo o dinheiro que circula? Você acha que isso acontece por acaso? Não, é tudo planejado. Esse 1% entende entende o segredo. Essas pessoas sabem de alguma coisa que agora você também sabe. Elas escolhem o que querem, focam no que desejam e decidem se sentir bem diariamente". Lembre-se disso sempre que você reclamar.

Talvez uma voz interna esteja contestando o que você está lendo neste momento, argumentando com algum pensamento do tipo: “Ele não diria essas coisas se conhecesse meus problemas...”. Tenha cuidado! Nada é tão ruim que não possa piorar ainda mais. Se você reclama que o seu trabalho é ruim, reconheça que há muitos desempregados. Se reclama que tem dívidas, saiba que há pessoas ainda mais endividadas. Se reclama da saúde, pense nas pessoas em estado muito mais grave.

Qual é, então, o segredo para sentir-se bem todos os dias? A resposta é: AGRADECER! Isso mesmo! Agradeça por aquilo que você já tem, agradeça pelas pessoas que estão à sua volta, agradeça por tudo o que conseguiu até hoje na vida. Esse é o caminho mais curto para que você obtenha muito mais! O estado de graça faz você se tornar um ímã de coisas boas e tudo começa a dar certo em sua vida. As pessoas ao seu redor não conseguem entender como isso é possível, mas para você não há mais mistério, pois descobriu como é importante manter-se em estado de gratidão.

Há quem possa estar pensando agora: “Ah, mas você não conhece as pessoas que convivem comigo, não imagina como é difícil lidar com elas...”! Posso imaginar, sim; a maioria de nós tem algum relacionamento difícil na vida. A dica para esses casos é focalizar a atenção nas qualidades da pessoa. Faça uma lista dos pontos positivos, porque com certeza ela os tem, e comece a olhá-la pelo que tem de bom. Se persistir nisso, com o tempo sua atitude em relação a esta pessoa mudará, e como num espelho, a dela com relação a você também. Que tal colocar em prática essa dica? 

Imagino que você tenha seus problemas, certo? Mas quem não tem? Talvez tenha tido uma infância complicada ou uma juventude difícil, mas isso é passado. O que importa é sua vida daqui para a frente: como você quer que ela seja? Saiba que ela não precisa, nem deve, ser uma repetição do passado. Winston Churchill, disse certa vez: “Não sou quem eu gostaria de ser; não sou quem eu poderia ser; ainda não sou quem eu deveria ser. Mas, não sou mais quem eu era!”.

Portanto, reconheça o que há de bom em sua vida e agradeça. Agradeça por sua saúde, seu trabalho, as pessoas de sua vida, as conquistas que realizou, por menores que tenham sido. Decida sentir-se bem! Adote essas dicas! Coloque-as em prática. A diferença entre os bem-sucedidos e os que apenas querem o sucesso é que os primeiros partem para a ação. 

Garanto que esse estado de felicidade e reconhecimento pelas coisas boas sobre a sua vida e sobre as pessoas que você ama lhe fará maravilhas a partir de agora. Fique atento e verá que as coisas começarão a melhorar. Mas seja persistente: se você deixar de agradecer e voltar a reclamar, estragará tudo. Procure agradecer por tudo todas as manhãs. E por que todas as manhãs? Porque nosso estado emocional nos primeiros momentos do dia tem forte influência sobre como será o resto do dia, determinando se você atrairá oportunidades e momentos felizes, ou situações difíceis e desagradáveis.

Sucesso! Você merece, e ele está a sua espera.



Saturday, February 10, 2018

O PODER DA CRENÇA


Da mesma forma que aquilo em que acreditamos com grande intensidade pode destruir nossa vida, também pode salvá-la. E vice-versa.

Certa vez, li uma história muito interessante em um livro do Dr. Lair Ribeiro. Era sobre um mendigo nos Estados Unidos chamado Charles Harris: "Numa tarde de sexta-feira, Charles procurava um lugar para se abrigar durante a noite. Encontrou, em uma estação ferroviária, num vagão aberto e entrou. Ao fechar a porta, deu-se conta de que havia entrado numa fria, literalmente, pois ali era um vagão frigorífico! Tentou abrir a porta, mas não tinha como fazê-lo pelo lado interno do vagão. Começou a sentir frio, encontrou uma caneta pilot no chão, dessas para marcar a carne, e começou a descrever suas sensações na parede do vagão. Sentia suas mãos congelando, os dentes rangiam de frio e começou a imaginar como seria na segunda-feira, quando encontrassem seu corpo sem vida. Estava experimentando os efeitos do congelamento gradativo do seu corpo. Foi quando, sem forças para continuar, desfaleceu no local."

Porém, há um detalhe importante nessa história: o vagão estava em manutenção naquele fim de semana, ou seja, estava desligado! Em nenhum momento a temperatura baixou para menos de 10° C. Esse é o poder da crença, a explicação para o que acontece em nossas vidas.

Aos poucos vamos estabelecendo um sistema de crenças que direciona nossos pensamentos. Pensamento gera comportamento, que gera ação consistente, que gera hábitos positivos, que geram resultados, que geram novas crenças, gerando, assim, novos pensamentos... 

Aqui está o ciclo do sucesso! Se você acha que é um vencedor, deve pensar como um vencedor, e então se comportará como tal. Como resultado, suas ações e atitudes serão vencedoras, gerando o resultado positivo que o fará acreditar que é realmente um vencedor, e assim pensará como vencedor com muito mais intensidade, e então... Percebe onde isso vai parar? Da mesma forma que aquilo em que acreditamos com grande intensidade pode destruir nossa vida, também pode salvá-la - e vice-versa.

Está em suas mãos decidir em que acreditar.

Espero encontrá-lo na estrada do sucesso.
Se precisar de uma forcinha, conte comigo.