![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjil8wjUt8KOOXOkqC05oRasD-Xh6s0dGFyPP2D6uQ48vBVjbOh4GLgescPZZ-NOXDhoHNh_PimnuG_Tqw3dpWCpQjXPgPaJrWCFZtb-CMLw7l0O_gPuVWbRGDzHnFs6hgiskWoi9d8pbqG/s200/Rai1.jpg)
#
Todo jogador de futebol famoso, quando se aposenta, ou abre uma empresa do tipo Escola de Futebol, ou continua esbanjando sua fama e dinheiro, pagando pensão pra cinco ex-mulheres até ficar sem nada, numa tremenda pindaíba. Você não fez nada disso. Estudou Filosofia na Sorbonne, na França e criou a Fundação Gol de Letra (ONG voltada para crianças carentes). Escreveu um livro sobre futebol para iniciantes, e quando podia estar curtindo a vida e passando finais de semana da Ilha de Caras (como uns e outros), foi para Londres trabalhar como correspondente da Rádio CBN. E agora pega firme num curso de Inglês (não precisa dizer quem é o professor, risos...) e já ouvi dizer que sua próxima meta será estudar cinema! É isso mesmo?
#
Risos... É verdade! Sempre tive um espírito de eterno aprendiz, mesmo quando ainda jogava profissionalmente. Sempre busquei me renovar. Preciso disso. Quero me reinventar a cada momento. Sinto imenso prazer cada vez que começo uma nova atividade. Quero chegar aos 80 anos buscando coisas novas.
#
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzVD2Z2aFU1mjiXfkW15KAsjuIykx5UB8cVvZjIU-1UZ7x4wfokk5mx6RrjTWngKZcEzxGsSEb5WThuDvmL8b-C2fB62TKrl7532vkTLFQDh2HxyNYIH79gaO5h79Y8f232xocJIN8tIaX/s200/Rai2.jpg)
Sua agenda social e cultural está sempre cheia. Você ainda consegue um tempinho pra bater uma bolinha com os amigos?
#
Tá difícil! Na verdade estou meio enferrujado no futebol. Tenho substituído o futebol pelo tênis, pois é mais fácil encontrar um oponente do que dois times completos pra jogar. Procuro praticar alguma atividade física pelo menos três vezes por semana e mantenho uma alimentação saudável e natural.
#
Com todas essas atividades, ainda consegue encontrar tempo pra você e sua família?
#
Sim. Minha maior preocupação! Dedico meu tempo livre às minhas filhas e ao meu neto, ao meu violão e à minha bicicleta.
#
Depois de 17 anos casado. como foi pra você lidar com a separação? Há alguma novidade ou planos?
#
Ainda é tudo muito novo. Planos? Não, ainda não!
#
É verdade que sua paixão número um é a bicicleta?
#
Verdade. Todos os dias percorro 10 quilômetros. Curto sentir o vento no rosto, ouvindo meu mp3.
#
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjL2-JImBbVQc4uPF-8Jq6-VSvWsyPL4yFxEroKsEl4cmmVJ7nvvhRiJ2xCJAQOjXwAQ4NKbDATur6p4l9AzyYKaMleAXLrKIdWY35kcHXMKhd1PTPHZ3z01iXBHx9KHKYZOiFGptYjMD3y/s200/Rai4.jpg)
#
Nunca fui vaidoso. Apenas procuro me cuidar. Sempre tive medo de ficar careca, só isso! Risos... Por isso sempre caprichei na escolha dos xampus. De resto, apenas o básico: sabonete hidratante, e de vez em quando um creme para o rosto.
#
Que mensagem você gostaria de deixar para todos os novos jogadores de futebol que estão iniciando suas carreiras, sonhando ser um Rai, um Kaka?
#
Sejam leais e honestos. Futebol não é guerra e o adversário não é inimigo. Não faça com os outros os que você não gostaria que fizessem com você. Essa é uma lição que vale pra tudo na vida.
#
Obrigado Rai. Thank you very much!
#
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEij25LPtLZrO3Zuo7ws_eYTJQx_gRJAqQYYd_sMIs2IuoMCU4FY1Fbc9AHxdlOnLORKvj_LdbfObKb-21F8GMIT3ZVhWHGI_0Mojy8CTMA1m-NysFpLZcViTHu0Y-C30KiOo0acgltHqyOt/s200/Rai3.jpg)
Risos… I thank you teacher!