Monday, July 21, 2008

RAI - GOL DE LETRA

Caçula de seis irmãos, depois de freqüentar uma faculdade de História, Educação Física e Fisioterapia, conquistou a vaga de titular no Botafogo de Ribeirão Preto e logo em seguida ingressou no São Paulo. Levantou a taça de Tetra Campeão nos Estados Unidos em 1994, faturou quatro Campeonatos Paulistas, um Brasileiro, duas Libertadores da América e um Mundial Interclubes, no Japão. Enquanto atuou no Paris Saint-Germain, garantiu ao clube vários títulos internos e europeus. Rai atinge a maturidade em forma total, de bem com a vida e desfrutando o mais alto conceito entre todos os que o admiram.
#
Todo jogador de futebol famoso, quando se aposenta, ou abre uma empresa do tipo Escola de Futebol, ou continua esbanjando sua fama e dinheiro, pagando pensão pra cinco ex-mulheres até ficar sem nada, numa tremenda pindaíba. Você não fez nada disso. Estudou Filosofia na Sorbonne, na França e criou a Fundação Gol de Letra (ONG voltada para crianças carentes). Escreveu um livro sobre futebol para iniciantes, e quando podia estar curtindo a vida e passando finais de semana da Ilha de Caras (como uns e outros), foi para Londres trabalhar como correspondente da Rádio CBN. E agora pega firme num curso de Inglês (não precisa dizer quem é o professor, risos...) e já ouvi dizer que sua próxima meta será estudar cinema! É isso mesmo?
#
Risos... É verdade! Sempre tive um espírito de eterno aprendiz, mesmo quando ainda jogava profissionalmente. Sempre busquei me renovar. Preciso disso. Quero me reinventar a cada momento. Sinto imenso prazer cada vez que começo uma nova atividade. Quero chegar aos 80 anos buscando coisas novas.
#
Sua agenda social e cultural está sempre cheia. Você ainda consegue um tempinho pra bater uma bolinha com os amigos?
#
Tá difícil! Na verdade estou meio enferrujado no futebol. Tenho substituído o futebol pelo tênis, pois é mais fácil encontrar um oponente do que dois times completos pra jogar. Procuro praticar alguma atividade física pelo menos três vezes por semana e mantenho uma alimentação saudável e natural.
#
Com todas essas atividades, ainda consegue encontrar tempo pra você e sua família?
#
Sim. Minha maior preocupação! Dedico meu tempo livre às minhas filhas e ao meu neto, ao meu violão e à minha bicicleta.
#
Depois de 17 anos casado. como foi pra você lidar com a separação? Há alguma novidade ou planos?
#
Ainda é tudo muito novo. Planos? Não, ainda não!
#
É verdade que sua paixão número um é a bicicleta?
#
Verdade. Todos os dias percorro 10 quilômetros. Curto sentir o vento no rosto, ouvindo meu mp3.
#
Na França, foi capa da Marie Claire e da Madame Figaro. Foi também garoto propaganda para as lojas Monoprix e Moulinex, ambas voltadas para o público feminino. Em 2003, no Brasil, foi embaixador dos cosméticos L’Oréal, além de emprestar sua imagem para empresas como Kappa, Vila Romana e Antártica. Como é pra você ser considerado um homem bonito, atraente? Você se cuida?
#
Nunca fui vaidoso. Apenas procuro me cuidar. Sempre tive medo de ficar careca, só isso! Risos... Por isso sempre caprichei na escolha dos xampus. De resto, apenas o básico: sabonete hidratante, e de vez em quando um creme para o rosto.
#
Que mensagem você gostaria de deixar para todos os novos jogadores de futebol que estão iniciando suas carreiras, sonhando ser um Rai, um Kaka?
#
Sejam leais e honestos. Futebol não é guerra e o adversário não é inimigo. Não faça com os outros os que você não gostaria que fizessem com você. Essa é uma lição que vale pra tudo na vida.
#
Obrigado Rai. Thank you very much!
#
Risos… I thank you teacher!